Fundamentação teórica
III- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO INSTRUMENTO E DEFINIÇÃO DO CONSTRUTO
É lícito afirmar que a amplitude da formação a ser defrontada no ensino superior alinha-se aos interesses de conhecimento e criticidade presentes e já mais amadurecidos no final do ensino médio, embora não seja desejável de antemão prevê-los ou afirmá-los pela própria natureza de como se constituem. O ROP é, no tocante à legislação reguladora, um procedimento de registro de amostras de respostas do indivíduo (comportamento) com o objetivo de descrever e mensurar graficamente áreas (conjunto de grupos e cursos superiores de graduação universitária e tecnológica) a partir das escolhas do sujeito, mediante livre força e expressão dos interesses dele sobre o repertório dado das atividades, segundo padrões definidos. O ROP não se referencia por prévia constituição teórica de tipologias e perfis psicológicos do sujeito. Considera-se a existência e a interferência da realidade das características pessoais, dos processos psicológicos vocacionais, cognitivos, afetivos e motivacionais, conforme enquadre já explicitado do construto, mas, nesta perspectiva de trabalho psicopedagógico, configuram-se os resultados abertos e não diretivos, corroborando ao processo reflexivo para que o estudante sinta-se estimulado a pesquisar sobre si (autoconhecimento) e sobre os cursos e profissões presentes em seu horizonte de possibilidades..