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Reformulação do trabalho



Considerando os registros dos dados da pesquisa até o segundo Parecer do CFP no que dizem respeito à metodologia empregada para investigação da validade, fidedignidade e padronização do instrumento e da interpretação dos resultados, desenham-se horizontes em direção ao objetivo de avaliação favorável do SATEPSI para a comercialização do Roteiro de Orientação Profissional (ROP).

Para tanto, será necessário:

1. Dissertar sobre a fundamentação teórica do instrumento, no que tange aos principais pressupostos teóricoempíricos subjacentes aos construtos avaliados pelo teste, explicitando a teoria que orientou a definição do construto, a construção dos itens pelos quais ele foi operacionalizado e o sistema de interpretação pertinente.

2. Expandir e aprofundar os estudos da bibliografia disposta aos testes vocacionais com especial atenção aos Inventários de Interesse, a fim de ofertar consistência ao modelo centrado no processo, cuja avaliação psicológica pode ou não usar instrumentos.

3. Substanciar os fundamentos de latência do construto (caráter psicológico) a partir da: a) Investigação histórica nos trabalhos de Orientação Vocacional voltados aos Inventários de Interesse, b) Da instituição do suporte teórico da Psicologia da Gestalt no tocante ao ato de escolher (representatividade mental x expressividade comportamental no âmbito da linguagem escrita) e c) Da constituição das Disposições de Interesse nas Atividades e Áreas Vocacionadas.

4. Listar todas as descobertas e evidências empíricas do ROP que corroboram com a construção do teste a partir dos estudos iniciados em 2005. A partir delas, reestruturar as conexões operacionais entre Graduações representativas, Atividades, Áreas Vocacionadas/Grupos.

5. Afinar os estudos psicométricos para validade de Conteúdo, Validade de Conceito e Precisão, dispondo nova estrutura para o teste, permitindo a análise de consistência interna de cada Atividade (item): 180 atividades distribuídas em 5 Áreas Vocacionadas /Cada Área Vocacionada representada pela descrição de 36 Atividades / Cada Área Vocacionada combina por afinidade duas Disposições de Interesse / Cada Disposição de Interesse representada por 18 Atividades / Sabendo que qualquer desempenho humano é multimotivado, cada Disposição de Interesse deve corresponder a um Traço Latente dominante (Suposição de Unidimensionalidade da Teoria de Resposta ao Item - TRI) / Os Grupos classificatórios estabelecidos para as Áreas Vocacionadas são comuns às Disposições de Interesse e sua tarefa é auxiliar na composição das afinidades.

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